A Cozinha da Avó inicia medição de Desperdício Alimentar e sensibilização periódica
A Cozinha da Avó inicia medição de Desperdício Alimentar e sensibilização periódica
A Cozinha da Avó começa hoje a implementar um sistema de monitorização do desperdício alimentar. Com o objetivo de obter uma primeira radiografia à situação atual de desperdício da cozinha da Casa do Povo de Santana de Cambas, foi criado um modelo simples de monitorização do desperdício de comida servida à escola primária da aldeia.
Todos os dias serão recolhidos dados que permitirão, a médio prazo, ter uma visão mais clara do nível e tipo de desperdício alimentar gerado no âmbito das refeições preparadas para a escola primária. A par desta recolha, uma vez por semana serão os próprios alunos a medir o seu desperdício, à semelhança do que foi realizado no Dia Internacional da Consciencialização sobre as perdas e desperdício alimentar. Com esta iniciativa, para a qual a colaboração do respetivo Agrupamento de Escolas é fundamental, pretende-se contribuir para a consciencialização de crianças e adultos, mas também recolher dados que permitam tomar melhores decisões de gestão e tornar a cozinha da Casa do Povo de Santana de Cambas cada vez mais sustentável. O Laboratório d’ A Cozinha da Avó, com a informação recolhida, terá também mais fontes de informação acerca de receitas em que poderá inovar, proporcionando uma maior diversificação das ementas.
Este modelo de medição e sensibilização acerca do desperdício alimentar, construído com a colaboração da Associação Terra Sintrópica, é um projeto piloto que poderá, no futuro, vir a ser aplicado a outros estabelecimentos de ensino.