A Cozinha da Avó na escola para falar de desperdício alimentar
A Cozinha da Avó na escola para falar de desperdício alimentar
Hoje é o Dia Internacional da Consciencialização sobre as perdas e desperdício alimentar. A Cozinha da Avó e a Associação Terra Sintrópica estiveram na escola primária de Santana de Cambas para assinalar o dia e sensibilizar alunos e educadores para a necessidade de combater este tipo de desperdício. De acordo com a Comissão Europeia, estima-se que 20% dos alimentos produzidos é perdido ou desperdiçado, o que significa 88 milhões de toneladas de desperdício anual.
Além da partilha pedagógica de mensagens informativas e cuidados a ter, os próprios alunos depositaram o seu desperdício no recipiente adequado ao tipo de alimento (sopa, prato, sobremesa/fruta ou pão) para, depois da refeição, todos terem uma perceção visual da quantidade de alimentos desperdiçados.
A Cozinha da Avó pretende atuar em prol do desperdício alimentar zero, estando a trabalhar num processo para medir o desperdício de modo continuado. Identificar as melhores estratégias de gestão e poupança da cantina são as questões a que queremos, em conjunto com os nossos parceiros, ajudar a dar resposta.