Tarte de Medronho

Tarte de Medronho

tartemedronho

Um dos sucessos do workshop Cozinha de Outono foi a tarte de medronho. Este alimento tem uma ação bastante adstringente e antissética sobre as vias urinárias, tornando-se útil em casos de cistites e uterites, mas também para a limpeza do sangue e para o tratamento de diarreias e desinteria, e para infeções da boca e da garganta, como defendem vários especialistas.

 

Tarte de medronho

Medronhos 1 Kg
Leite condensado 1 lata
Natas 2 pacotes pequenos
Farinha Maizena 1 colher de sopa
Massa quebrada

Estenda a massa quebrada e forre uma forma de tarte de fundo amovível. Numa frigideira, coloque o leite condensado, as natas e a farinha maizena , mexendo cuidadosamente até se apresentar num líquido uniforme e sem grumos. Só agora deverá colocar a frigideira ao lume mexendo sempre até obter um creme grosso. Triture ou esmague 0,5kg de medronhos e passe por um passador para que as grainhas se separem do fruto. Junte esta polpa ao creme anterior e envolva.
Coloque o recheio sobre a massa quebrada, decore com os restantes frutos, tape o recheio com as pontas da massa e leve ao forno previamente aquecido a 180º, cerca de 20mn.

 

Massa quebrada

Farinha 150g
Manteiga sem sal 75g
Água 50g

Coloque tudo num blender e bata a uma velocidade média.
Caso não tenha nenhum destes aparelhos, coloque numa tigela a farinha e a manteiga , misture com os dedos até ficar uma massa esfarelada, adicione a água à temperatura ambiente e continue a amassar até ficar uma massa lisa e homogénea.

Nota: Não amassar muito para que a massa não perca a elasticidade nem fique muito dura.