Especiarias e Ervas Aromáticas – Benefícios e Propriedades

Especiarias e Ervas Aromáticas – Benefícios e Propriedades

especiariaswsoutono

No workshop Cozinha de Outono, muitas foram as especiarias e ervas aromáticas utilizadas pelo sabor e aroma que conferem aos pratos mas, principalmente, pelos múltiplos benefícios que conferem à saúde. O conceito “cozinha como farmácia” é uma abordagem no âmbito de uma atitude preventiva de problemas de saúde, válida ao longo das diferentes épocas do ano. Na altura em que a exposição a resfriados e inflamações é maior, vale a pena incluir os produtos usados na Cozinha de Outono na dieta quotidiana.

Canela
A canela, tão utilizada na nossa doçaria, protege os alimentos de vários germes.
Auxilia a evitar doenças cardiovasculares já que tem um papel na prevenção dos coágulos sanguíneos. Não menos importante, é o seu papel no controlo da diabetes tipo 2, pelo que, para esse efeito, deve ser consumida até 6g diariamente. Tem também um bom efeito na prevenção do colesterol-LDL.

Curcuma
A curcuma, ou açafrão da Índia, contém a substância curcumina, possuidora de fortes propriedades anti-inflamatórias. Combate a inflamação das vias respiratórias e promissores são os estudos efetuados sobre o efeito benéfico no cancro e doença de Alzheimer. Também na Doença de Crohn, colite ulcerosa e artrite reumatóide tem uma ação valiosa.

Cardamomo
Tem uma ação benéfica sobre o trato digestivo, aliviando os sintomas da gastrite, provendo uma boa digestão e combatendo os gases, enjoos e vómitos.
Auxilia nos estados gripais e de resfriados pela sua ação expetorante.
Tem uma forte ação antisséptica na boca, combatendo o mau hálito.

Gengibre
É um forte anti-inflamatório, precioso no combate à congestão nasal, dor de garganta e tosse. A sua ação analgésica faz com que possa ser utilizado topicamente. É ainda um poderoso auxiliar nos enjoos, tanto os provocados pela ressaca como os de gravidez. Ainda a considerar a sua ação antisséptica e bactericida.

Malagueta
Todas as malaguetas têm características anti-inflamatórias por possuírem o componente capsaicina. Auxiliam no tratamento de úlceras no estômago ao eliminar as bactérias que são responsáveis por elas. Nos estados de constipações, resfriados e doenças reumatóides pode ser aproveitada a sua ação anti-inflamatória.

Anis-estrelado
É indicado para problemas gastrointestinais e para a tosse, por ter efeito expetorante. Em 2009, no contexto da gripe A ou gripe das aves (vírus H1N1), foi muito falada por ser o principal composto do medicamento antiviral indicado para a sua cura.

Alho
Protege contra as doenças cardíacas, como regulador da tensão arterial e do colesterol, pelo seu componente alicina. Tem uma forte ação contra os germes, bactérias e fungos. Nas doenças neurodegenerativas como a de Alzheimer, começa a verificar-se um efeito protetor.

Salsa
Rica em vitamina A e C e em ácido fólico. O sistema imunitário beneficia da sua utilização. Possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Coentros
A sua capacidade de ajudar a regular o nível de açúcar no sangue faz deles um ótimo aliado dos diabéticos tipo 2 e simultaneamente regulam o colesterol.

Orégãos
Muito ricos em vitamina C, são um ótimo antioxidante, também com ação bactericida, anti-inflamatória e cicatrizante. Tem ação antiespasmódica e carminativa (controla os gases, combatendo a flatulência) sobre o aparelho digestivo, tanto no estômago como nos intestinos. Alivia as dores musculares.

Tomilho
Um ótimo aliado no combate às infeções respiratórias. Ao nível digestivo, alivia cólicas e dores de estômago e controla a acidez.