O bolo-rei de Natal
O bolo-rei de Natal
No âmbito das Atividades de Tempos Livres, a Academia de Cozinha do nosso projeto levou mais um workshop De Pequenino se Torce o Pepino às crianças de Santana de Cambas. Nele, o tradicional bolo-rei foi a estrela, numa receita recolhida na comunidade.
Ingredientes
150 g açúcar
750 g farinha
1 fava seca
30 g fermento de padeiro
175 g mistura de frutas cristalizadas
250 g mistura de frutos secos
qb raspa de laranja
qb raspa de limão
150 g margarina
1 c. de sobremesa sal
4 ovos M
1 dl vinho do Porto
1 ovo
50 g açúcar em pó
Preparação
Pique as frutas cristalizadas e os frutos secos, tendo o cuidado de deixar de lado alguns para decorar o bolo. Misture tudo e deixe a macerar com o vinho do Porto.
Dissolva o fermento de padeiro em 1 dl de água morna, junte-lhe uma chávena de farinha, misture bem, tape com um pano e deixe levedar em lugar quente durante 15 minutos.
Bata a margarina com o açúcar, as raspas de limão e laranja, junte os ovos, batendo um a um, e o fermento.
Quando tudo estiver bem ligado, adicione o resto da farinha e o sal, amassando até que a mistura fique elástica e macia. Junte as frutas e volte a amassar.
Molde a massa em forma de bola, polvilhe-a com farinha e tape-a com um pano, deixando levedar durante 3 horas ou até duplicar de volume.
Coloque a massa num tabuleiro e faça um buraco no meio.
Introduza na massa um brinde à escolha (bem embrulhado em papel vegetal) e uma fava, deixando levedar mais 1 hora. Pré-aqueça o forno a 180º C.
Pincele o bolo com a gema de ovo batida e enfeite toda a superfície com as restantes frutas cristalizadas e frutos secos.
Espalhe o açúcar em pó em 4 montinhos por cima do bolo e leve ao forno durante 35 a 45 minutos.